EQUIPAMENTOS PARA ENSAIOS MECÂNICOS DESTRUTIVOS
TRAÇÃO - COMPRESSÃO - FLEXÃO - CISALHAMENTO - ADESÃO - RASGAMENTO - ARRANCAMENTO - ETC.
Contate-nos
Instron    ITW GROUP

Máquina EMIC colabora em pesquisa sobre argamassas colantes nos ensaios de “Squeeze Flow”.

11 | 06 | 2013
O pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Eng. Msc. Eduardo Pereira divulgou em 2012 um trabalho de pesquisa sobre a influência das propriedades de argamassas colantes na resistência de aderência de revestimentos cerâmicos que são aplicados no assentamento de piso sobre piso.
 
A técnica de aplicação de piso sobre piso é aquela cujo assentamento de uma nova camada cerâmica é aplicado em sobreposição a um revestimento cerâmico já existente.
 
Em sua pesquisa o engenheiro verificou que a proporção dos constituintes da argamassa é significativamente influente nos resultados de resistência de aderência, destacando-se a distribuição granulométrica das argamassas, tipo e teor de cimento e características morfológicas do agregado.
 
 
(Na foto o engenheiro Eduardo Pereira preparando um ensaio de Squeeze Flow em Máquina EMIC DL10000)
 
A dissertação foi produzida no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Construção Civil (PPGECC) sob a orientação da professora Dra. Marienne da Costa da UFPR.
 
Durante a pesquisa, Pereira necessitou analisar parâmetros reológicos como viscosidade e tensão de escoamento, possibilitando a simulações dos esforços semelhantes àqueles sobre os quais estão sujeitas as argamassas colantes na prática. Para tanto utilizou a Máquina Universal de Ensaios EMIC DL10.000 do laboratório da UFPR em ensaios de “Squeeze Flow”. Segundo o engenheiro Renato Portela do Departamento Comercial da EMIC, “o ensaio Squeeze Flow é aplicado para ensaios em argamassas e a norma com o procedimento de ensaios encontra-se na NBR 15839”.
 
Para Pereira, o ensaio permitiu o controle da magnitude das deformações e também das taxas de cisalhamento aplicada ao material, já que era possível ser realizado com controle de força ou deslocamento (recursos disponíveis pelo software TESC da EMIC).
 
Para os interessados em realizar esse ensaio, além da Máquina Universal DL10.000, a EMIC pode fornecer também o dispositivo para “Squeeze Flow” que foi desenvolvido conforme as especificações da norma NBR 15839. Mais informações sobre os equipamentos da EMIC entre em contato com nosso Departamento Comercial no 41-3035-9400 ou no e-mail comercial@emic.com.br.
 
Para mais informações sobre a pesquisa realizada entre em contato com o engenheiro Eduardo Pereira no e-mail engenheiroeduardopereira@gmail.com.


Eventos:

  • IBRACON
    31 | 10 | 2017 à 03 | 11 | 2017
    Bento Gonçalves - RS

CENTRO DE MÍDIA - EMIC

Cadastro Inativo:

Seu Cadastro foi desativado de nosso sistema por motivos de segurança.

Em caso de dúvidas ligue para 41-3035-9400 e peça pelo Departamento de Marketing. Ou entre em contato por e-mail conosco através de nosso formulário de contato em www.emic.com.br.

Website da EMIC Equipamentos e Sistemas de Ensaio Ltda - Todos os Direitos Reservados.